Verdade seja dita, cuidar daqueles consumidores fiéis ao seu negócio pode até exigir um certo esforço, mas não é exatamente um quebra-cabeças: bom atendimento, preço justo e um bom pós-vendas, geralmente, já dão conta do recado. Por outro lado, atrair novos clientes para a loja de piscinas exige que algumas estratégias mais elaboradas sejam colocadas em prática. E é sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje!
Novos clientes, novos métodos
Até alguns anos atrás, produtos de tratamento para piscinas só podiam ser encontrados em… lojas de piscinas. Costumava ser uma dinâmica bem específica e que funcionou por um bom tempo. Só que, de uma hora para outra, soluções como cloro, algicida, barrilha e até mesmo os tabletes passaram a marcar presença também em pet shops, supermercados, lojas de materiais de construção e diversos outros pontos de vendas.
Em outras palavras, a concorrência aumentou e toda a dinâmica de precificação, reposição e distribuição teve que ser repensada nesse tipo de comércio. E quem pretende atrair novos clientes para a loja de piscinas precisa ter em mente que esse público sabe muito bem que a oferta é grande. Ou seja: para conquistá-lo, é necessário ir além do preço!
Dicas certeiras para atrair novos clientes para a loja de piscinas
Pensando em ajudar você a manter a sustentabilidade financeira do negócio e dar a volta por cima na concorrência, organizamos algumas dicas valiosas que podem ajudar a melhorar a experiência de compra do seu público e, assim, atrair novos clientes para a loja de piscinas. Anote aí:
1 – Estude o seu público
Antes de qualquer coisa, você precisa saber quem são as pessoas que deseja atrair para a sua loja. São consumidores que já entendem tudo do tratamento de piscinas e só querem os produtos? Ou será que os clientes que não conhecem a rotina de tratamento e precisam do auxílio de profissionais especializados são o seu alvo?
Vale estudar a sua região, consultar dados demográficos e até mesmo conversar com parceiros para traçar um bom perfil da clientela e garantir mais assertividade na hora de atrair novos clientes para a loja de piscinas.
2 – Experimente uma abordagem mais descontraída
Piscina é sinônimo de diversão, descontração, relaxamento e refrescância — para dizer o mínimo! Levando isso em consideração, talvez não faça muito sentido que a sua loja de piscinas seja sempre um ambiente frio e sóbrio, não é mesmo? Aqui, uma boa dica é apostar em uma abordagem mais descontraída, tanto na vitrine quanto no interior da loja.
Então, vale oferecer boias criativas, decorações inusitadas, acessórios para festas na água e outros itens que chamem a atenção das pessoas. Além de atrair novos clientes para a loja de piscinas, são mercadorias que também podem ajudar a dar um impulso no faturamento.
3 – Considere o delivery de produtos
Pensando da porta da loja para fora, outra estratégia que pode funcionar muito bem é a implementação de um delivery de produtos. Veja bem: muitas pessoas deixam para comprar os produtos de limpeza da piscina apenas quando o estoque de casa se esgota completamente (quem nunca, né?). O problema é que, nessa situação, o cliente sempre vai procurar a loja mais próxima, e não a que ele gosta mais.
Mas a coisa muda de figura se a sua loja oferecer um serviço de entregas. Além de simplificar a rotina do cliente, as chances de que ele faça compras mais robustas também aumentam, especialmente com incentivos como frete grátis e afins. Estude uma parceria com um entregador responsável e não tenha medo de explorar o delivery como um diferencial competitivo poderoso para atrair novos clientes para a loja de piscinas!
4 – Que tal uma parceria com um piscineiro?
Se alguns clientes mal têm tempo de passar na loja de piscinas quando o estoque de produtos acaba, imagine quantos deles precisam fazer malabarismos com a agenda para dar conta de realizar a rotina de tratamento completa. A boa notícia é que esse é o tipo de cliente que geralmente prefere terceirizar o serviço de manutenção da piscina — e é aqui que sua loja entra na jogada!
Que tal firmar uma parceria com um piscineiro profissional, ou mesmo oferecer o serviço de tratamento a domicílio, e garantir mais essa comodidade para os seus clientes? Assim, além de conquistar uma clientela fidelizada, você ainda garante o giro de produtos no seu estoque e ganha mais um diferencial poderoso em relação aos concorrentes.
5 – Exija qualidade dos seus fornecedores
Para encerrar a lista, não podemos deixar de falar da importância que a qualidade dos produtos desempenha na hora de atrair novos clientes para a loja de piscinas. Quando, além do bom atendimento e dos preços competitivos, você também oferece soluções verdadeiramente eficientes e seguras, garantir uma cartela de clientes satisfeitos fica fácil!
Por isso, lembre-se: a Bel Piscinas é referência em produtos químicos com garantia de procedência para uma rotina impecável de manutenção de piscinas. Com o nosso portfólio, seus clientes podem ter a segurança e o conforto de curtir uma água sempre limpa, cristalina e pronta para aquele mergulho refrescante. Visite nosso site, conheça nossas soluções e aproveite para fazer uma cotação!