Ter autoridade de mercado na loja de piscinas é um daqueles diferenciais de peso, já que garante a fidelidade da clientela e é fundamental para a consolidação do negócio entre os concorrentes — especialmente neste ramo, em que a maioria das pessoas leva a qualidade do tratamento da água e dos produtos utilizados para isso muito a sério.
Contudo, esse tipo de autoridade não se constrói de uma hora para outra: é preciso se planejar, se dedicar para conhecer os melhores produtos e, claro, investir na capacitação dos funcionários.
Mas afinal, o que é ter autoridade de mercado na loja de piscinas?
Sabe quando você pensa em algum produto específico e, quase que automaticamente, o nome de uma marca surge na sua cabeça? Isso é autoridade de mercado: uma espécie de reconhecimento que seus clientes, fornecedores e demais parceiros desenvolvem pelo seu negócio.
E, diferentemente do que muita gente pensa, autoridade e visibilidade são conceitos completamente diferentes. Para conquistar autoridade de mercado no ramo das piscinas, você não precisa fazer nenhum super investimento em outdoors, panfletos e outros materiais comerciais.
Muito mais do que estar visível, a sua loja precisa estar presente, entregando conteúdos relevantes e oferecendo soluções realmente capazes de causar um impacto positivo na rotina dos clientes que desejam ter uma piscina sempre limpa e bem tratada.
Além disso, gerenciar uma loja de piscinas que possui esse tipo de autoridade é positivo sob vários aspectos, como ser lembrado pelo público antes dos concorrentes, o que contribui para aumentar as vendas e reter clientes fiéis e comprometidos com o seu trabalho!
Como construir a autoridade da loja de piscinas
É verdade que não é tão simples chegar a esse patamar de autoridade em um negócio. Contudo, com um bom planejamento e com a estratégia certa, é possível começar a trilhar esse caminho de forma mais prática e assertiva. É por isso que listamos algumas dicas de tudo aquilo que pode ser feito dentro da sua loja de piscinas para que ela seja percebida pelos demais como uma verdadeira referência de mercado. Confira:
1 – Invista em bons relacionamentos comerciais
Trabalhar para estabelecer e manter bons relacionamentos entre a sua loja e as pessoas é o primeiro passo para construir autoridade no mercado de piscinas. Afinal, essa é a melhor maneira de garantir o mais poderoso tipo de marketing que existe: o boca a boca. Quando clientes e parceiros comentam sobre seus serviços para amigos e conhecidos, as chances de que a sua loja seja recomendada por conta dessas referências são altíssimas!
E essa boa reputação precisa ser homogênea, tanto entre os consumidores e fornecedores quanto entre seus vizinhos e parceiros. Com os clientes, seja sempre transparente e honesto em relação aos efeitos de cada produto, às condições de aplicação e à durabilidade dos equipamentos, por exemplo.
Com os fornecedores, cordialidade e comprometimento são posturas que ajudam a criar uma empatia natural não só por você, mas por toda a equipe de colaboradores, que passará a ser elogiada. E é claro que, com a vizinhança e com os parceiros, manter um relacionamento respeitoso é o melhor modo de garantir boas recomendações e evitar dores de cabeça desnecessárias!
2 – Qualifique seu time de vendas
Já falamos sobre isso aqui no blog, mas relembrar nunca é demais: uma boa loja de piscinas depende também de uma equipe eficiente e com conhecimento na área, capaz de ajudar o público com propriedade. E esse é o tipo de diferencial que se obtém quando a loja investe na capacitação dos funcionários.
Lembrando que toda essa questão da qualificação ainda pode seguir por um caminho mais estratégico: se você perceber que há espaço para explorar algum nicho do serviço para piscinas — reparo e manutenção de equipamentos, atendimento de um piscineiro ou mesmo paisagismo para a área da piscina —, capacite seus colaboradores para atenderem demandas desse tipo. Assim, será apenas uma questão de tempo até que seu negócio se torne uma referência também para esses serviços paralelos.
3 – Organize sua loja
Ainda pensando no marketing boca a boca que os clientes e parceiros podem fazer a respeito da qualidade da sua loja, é interessante ter em mente que o aspecto visual é bastante relevante na hora de causar uma boa impressão. Um ambiente organizado ajuda a melhorar a produtividade das equipes e faz com que os clientes se sintam mais confortáveis.
Vale mencionar também que um espaço bem iluminado, com prateleiras e gôndolas bem dispostas, ajuda sua loja de piscinas a sair bem na foto — literalmente! Isso porque, ao divulgar o estabelecimento nas redes sociais, a tendência é que os seguidores sejam impactados de forma positiva por toda essa organização, atribuindo um status ainda melhor para o negócio.
4 – Produza conteúdo de qualidade
É claro que a melhor pessoa para decidir o canal ideal de divulgação do seu trabalho é o próprio dono da loja. Mas se o objetivo é construir autoridade de mercado na loja de piscinas, é importante que essa comunicação seja pautada em conhecimentos reais e relevantes! Independentemente de apostar em YouTube, Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra rede social, o que realmente faz diferença é a forma como você se comunica e que tipo de informação leva até seu público.
Não esqueça que muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades com o tratamento de suas piscinas em casa, deparando-se com situações inesperadas, e acabam buscando orientação na internet. Quem sabe essa não é uma boa oportunidade para produzir conteúdo especializado ou mesmo dividir um pouco da rotina da loja de piscinas, mostrando que você e seu time estão lá para ajudar no que for preciso?
5 – Tenha bons fornecedores
Por fim, trabalhe com fornecedores que também tenham autoridade nessa área e que já tenham conquistado destaque no mercado, como a Bel Piscinas, que une tradição e inovação para entregar soluções de alto nível para o tratamento de piscinas de todos os tipos, tudo com um portfólio completo e planejado sob medida para uma rotina de tratamento otimizada e eficiente!
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