faturamento da loja de piscinas

Confira 5 dicas valiosas para aumentar o faturamento da loja de piscinas

Quem tem uma loja de piscinas sabe muito bem que as temporadas de calor são as melhores aliadas para lucrar mais. Afinal, dias quentes significam piscinas a toda e, como consequência imediata, manter a água limpa, tratada e cristalina envolve uma preocupação maior com a manutenção — é quando as vendas disparam. Mas e em épocas mais frias, será que é preciso se conformar com o caixa mais reduzido? A resposta é não! Continue a leitura e confira dicas valiosas para aumentar o faturamento da loja de piscinas sem depender da sazonalidade.

5 dicas para aumentar o faturamento da loja de piscinas

É bem verdade que quando o inverno e os períodos de chuva chegam, manter as contas em dia e as finanças no verde se torna um desafio maior para os donos de lojas de piscinas. Isso porque nem todo mundo cria o hábito de fazer a manutenção periódica da piscina, embora seja necessária, mesmo enquanto ela não está em uso, e o reflexo da diminuição nas vendas não demora a aparecer no caixa do estabelecimento.

Mas no ramo das piscinas, depender da sazonalidade é inevitável e faz parte do modelo de negócios, certo? Errado! É possível, sim, manter a loja vendendo e faturando o ano inteiro, basta arregaçar as mangas e colocar em prática um bom planejamento estratégico e uma série de ações para combater o vai e vem das temporadas.

Redução de custos, atenção redobrada aos preços, consideração do que os concorrentes estão fazendo, investimento no pós-venda, criação de promoções estratégicas e uso da internet para chegar mais longe são algumas das alternativas para não deixar o seu negócio à mercê do tempo. Para ajudá-lo a entender tudo em detalhes, vamos analisar cada uma dessas opções a seguir. Acompanhe!

1 – Reduza os custos

A redução dos custos no negócio é um objetivo almejado por qualquer empreendedor. Porém, em períodos de economia conturbada — e claro, quando a mão da sazonalidade pesa no faturamento —, atingir esse objetivo se torna uma necessidade. É preciso gastar o mínimo possível para maximizar os resultados.

É importante, contudo, lembrar que não estamos falando em demissões ou cortes na prestação de serviços. Algumas vezes, uma simples revisão das rotinas e do próprio modelo do negócio pode ajudar a identificar falhas e gargalos no modus operandi que estão custando mais do que deveriam, por exemplo.

Aqui, vale começar por uma revisão das despesas recorrentes e dos pequenos gastos, como telefone, internet e energia elétrica, e estudar em que ponto é possível economizar um pouco. Lembre-se de que mesmo uma economia aparentemente pequena, como R$ 100 por mês, vai representar uma folga no caixa de R$ 1.200 ao longo de um ano.

2 – Tenha atenção aos preços

Para os períodos em que as vendas diminuem, vale trabalhar de olho na antecipação. O caso das lojas de piscinas não é muito diferente do que acontece com as sorveterias, por exemplo, que durante o inverno também vendem menos. E como a mudança de estação está sempre marcada no calendário, não custa se planejar com bastante antecedência para definir a estratégia de preços, principalmente se a sua loja de piscinas já passou por algum problema em anos anteriores. Então, é possível analisar o histórico dos seus próprios preços para identificar padrões e efeitos da sazonalidade no negócio.

Acompanhar com atenção o volume do seu estoque e a disponibilidade dos produtos sazonais dos concorrentes também é um caminho confiável a ser seguido. Isso porque, se você identificar que algum produto de alta demanda está em falta nos seus concorrentes, mantê-lo à disposição na sua loja pode ajudar a melhorar a margem de lucro mesmo em períodos de vendas mais baixas.

3 – Acompanhe a atividade da concorrência de perto

E já que falamos dos concorrentes, vale ressaltar que eles também são um pilar importante na hora de planejar e aumentar o faturamento da loja de piscinas. Afinal, analisar o comportamento deles pode ser uma valiosa fonte de informações estratégicas, permitindo comparação de preços, promoções e mix de produtos.

Se o seu concorrente está cobrando menos porque consegue comprar mais barato, então talvez seja hora de investir no fortalecimento da sua relação com os seus fornecedores. Saber a hora de procurar outros parceiros e de negociar valores com eles é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor. Sobre isso, inclusive, apresentamos ótimas dicas em outro artigo aqui no blog, clique aqui para conhecê-las!

Combinar uma visão ampla do seu mercado regional e uma análise criteriosa da sua concorrência à inteligência de preços e planejamento é, com certeza, uma receita infalível para tomar as melhores decisões sobre seus preços e impulsionar de vez as suas vendas e a sua lucratividade.

4 – Invista em promoções e no pós-venda

Que tal criar pacotes promocionais em que o seu cliente possa levar para casa todos os produtos e equipamentos necessários para a manutenção da piscina por um preço especial? Aqui, as vendas adicionais podem ser uma alternativa para aumentar o ticket médio e, de quebra, fornecer soluções completas para fidelizar o consumidor.

E quando for pensar nos pacotes e promoções especiais, não esqueça também de adotar um modelo de vendas que considere o pós-venda e o relacionamento com o cliente. Pode ser uma boa oportunidade para explicar para o seu público que sai muito mais barato fazer a manutenção periódica da piscina do que deixar a água ficar verde e ter de aplicar um tratamento de choque.

Dessa forma, você incentiva seu consumidor a voltar mais vezes, mesmo fora das temporadas de calor, e ganha a oportunidade de receber feedbacks com mais frequência. Lembre-se de que as críticas e as ponderações do seu público funcionam como uma ferramenta importante para mensurar a satisfação dele com o serviço prestado.

5 – Tenha a internet como uma grande aliada para aumentar o faturamento da loja piscinas

Por fim, não esqueça que a internet está aí para levar o seu negócio bem além dos limites físicos. Investir em produção de conteúdo inteligente e que, principalmente, agregue informação nova e útil à rotina dos seus clientes pode ser um diferencial na hora em que eles tiverem que escolher onde comprar produtos de qualidade para tratamento e manutenção da piscina.

Como a internet é um espaço bastante aberto à inovação, talvez valha a pena ousar um pouco mais e fechar uma parceria com um piscineiro da sua cidade que, por meio de agendamentos on-line, faça visitas, ofereça a mão de obra e tire dúvidas sobre o tratamento da água. Muitas agropecuárias já executam este tipo de serviço em parceria com médicos veterinários, por exemplo.

E que tal aproveitar e investir também na criação de uma loja virtual? Uma plataforma assim pode ajudar sua marca a chegar em públicos que talvez ainda não conheçam sua loja. Basta pensar que, se bem executada, uma loja virtual pode ser encontrada facilmente como resultado de pesquisas no Google.

Entender a dinâmica da sua loja e do mercado é fundamental para aumentar o faturamento

Lembre-se: entender os ciclos do setor, analisar o histórico das vendas e compreender o comportamento dos consumidores são ações que sempre podem ajudar a entender melhor a dinâmica da sua loja e as alternativas para aumentar o faturamento e manter em dia a saúde financeira do negócio durante todo o ano!

Você já segue alguma dessas dicas para aumentar o faturamento da sua loja de piscinas? Ou está enfrentando alguma dificuldade na gestão? Deixe um comentário aqui embaixo compartilhando sua experiência com a gente. Vamos, juntos, ampliar o debate sobre o tema!