É sempre muito bom ter um ambiente externo para aproveitar os momentos de folga com a família e os amigos. E se tiver uma piscina neste local então… a diversão é certa! Para deixá-lo ainda mais aconchegante e acolhedor, uma excelente dica é decorá-lo com flores, folhagens, vasos e outros detalhes que garantam tudo isso. Mas, claro, alguns cuidados são fundamentais na hora de combinar os itens para explorar ao máximo este lugar. Por isso, temos algumas indicações essenciais para você não errar na escolha das plantas para a área da piscina. Confira!
1. Escolha plantas que não soltem folhagens
A área da piscina exige cuidados diários para que esteja sempre organizada e limpa. Portanto, optar por plantas que soltam muitas folhas pode se tornar um grande problema, fazendo você gastar muito tempo para manter tudo em ordem. Para que isso não aconteça, uma boa dica é escolher entre as espécies perenes, como azaléias e cerejeiras. Além de muito charmosas, elas têm folhas duradouras e permanentes, ou seja, quando secam ficam presas ao caule.
2. Leve em consideração a temperatura do ambiente
É extremamente importante levar em consideração a temperatura do ambiente na hora de escolher as plantas para a área da sua piscina. Afinal, elas devem estar de acordo com clima da sua cidade para que possam se desenvolver e cumprir o propósito de refrescar o seu espaço de lazer. Por exemplo, se você mora em um local onde a temperatura é mais amena, opte por plantas que têm efeito ornamental, como as kaizukas, as abelias e os hibiscos, que florescem o ano inteiro, e as gardênias, cuja floração se dá na primavera.
Já se a sua cidade for muito quente na maior parte do ano, escolha plantas que se adaptem melhor ao calor, como os hibiscos da síria, os bambus e as palmeiras. Assim, você terá uma ambiente com um clima mais tropical e super fresquinho para curtir ao máximo as horas de lazer.
3. Cuide com os frutos grandes e pesados
Algumas espécies de plantas, como os coqueiros, são extremamente perigosas para se ter próximo à piscina. Isso porque seus frutos podem cair em cima dos banhistas, causando acidentes. Então, o ideal é optar por plantas sem frutos e com raízes um pouco mais curtas para não danificar a piscina. Bons exemplos são as palmeiras-fênix, os palmitos, as patas-de-elefante, as helicônias e as estrelítzias.
4. Invista em flores
As flores são excelentes para criar um ambiente alegre, aconchegante e muito bonito. Por isso, não tenha medo de investir nelas na hora de montar o seu espaço. No entanto, é sempre bom tomar alguns cuidados para facilitar o seu dia a dia: opte por aquelas que florescem o ano todo e sejam resistentes a qualquer tipo de clima. Nesse sentido, investir em lantanas, ixoras e lavandas ou em arbustos com flores, como orelhas-de-onça e quaresmeirinhas são ótimas escolhas para deixar a área da sua piscina super agradável.
5. Opte por vasos ao escolher as plantas para a área da piscina
Se você não possui tanto espaço para plantar árvores e fazer um grande jardim, não tem problema. Você pode investir em um gramado, que deixará o ambiente super fresco e não demandará muitas manutenções e também em flores plantadas em vasos colocados em locais estratégicos para deixar o ambiente harmonioso. Algumas boas opções de flores para vasos são gérberas, mini margaridas, hortênsias e violetas.
Agora que você já sabe como deixar a área da sua piscina mais charmosa, invista em produtos de qualidade para a manutenção do ambiente. Para isso, conte com a Bel Piscinas. Temos linhas especializadas tanto para manter a água da sua piscina sempre cristalina quanto para deixar o jardim bem cuidado. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossas soluções!