infiltração na piscina

Como solucionar problemas de infiltração na piscina

É verdade que no verão o aumento na intensidade do calor costuma afetar bastante o nível de água na piscina — as temperaturas mais altas fazem com que a evaporação aconteça de forma mais acelerada e, por isso, acaba sendo necessário enchê-la com mais frequência. Mas se você perceber que o nível da água está diminuindo muito mais depressa do que o normal para a estação, fique atento: o problema pode ser uma infiltração na piscina.

Além de comprometer a vida útil da estrutura, esse problema leva ao desperdício de água e de dinheiro e ainda compromete a segurança dos banhistas. Afinal, não é segredo que as piscinas estão constantemente sob pressão — enquanto o peso da água faz pressão contra as paredes de dentro para fora, a terra faz o mesmo de fora para dentro. É o tipo de situação que pode fazer com que qualquer infiltração se transforme em rachaduras, parta azulejos e até mesmo contamine a água.

Contudo, essa situação não precisa ser tão grave. Sabendo exatamente como agir, é possível identificar o problema cedo e evitar complicações. Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar as causas mais comuns para infiltração na piscina, as melhores maneiras de identificar os vazamentos e as alternativas para solucionar a questão. Vamos lá?

Como identificar uma infiltração na piscina

Verdade seja dita, muitas pessoas acabam deixando de consertar infiltrações na piscina por um motivo bem básico: raramente elas são aparentes ou fáceis de detectar. O vazamento ocorre aos poucos, tanto quem vive em regiões chuvosas acaba nem percebendo a alteração. Quando é possível perceber a redução nos níveis da água a olho nu de um dia para o outro, por exemplo, geralmente é porque o problema já é mais grave.

Dito isso, é claro que tudo deve começar por identificar se, de fato, sua piscina está vazando. Essa tarefa nem sempre é fácil, mas a boa notícia é que a maioria das técnicas podem ser feitas em casa mesmo e por qualquer pessoa, com materiais baratos de uso doméstico. Mas vamos por partes. Aqui, a primeira dica é desligar todos os equipamentos da casa de máquinas — bombas, filtros, aspiradores, cascatas e qualquer aparelho que interfira com a movimentação da água.

Depois, é hora de conferir e monitorar os níveis da água. Uma boa alternativa é utilizar um balde com água e colocá-lo em um dos degraus do lado de dentro da piscina. Certifique-se de deixar a água de dentro do balde no mesmo nível da água da piscina e espere 24 horas. Caso haja algum vazamento na piscina, o nível do lado de fora será menor após esse período, já que a água que está no balde não tem como sair.

Sua piscina não tem degraus? Sem problemas. Você também pode colocar um marcador, como uma fita, para indicar o nível. Desligue a bomba e os demais equipamentos e, após algumas horas, verifique se a marca da água está mais baixa. Porém, é importante ter em mente que não é porque o nível está mais baixo que há, necessariamente, uma perda anormal. Em dias muito quentes é natural que a medida diminua, como falamos antes.

E se, durante os processos acima, você conseguir identificar que realmente há um vazamento na sua piscina, então é hora de descobrir em que parte dela ele está. Aqui, uma técnica bem descomplicada e fácil de aplicar é usar um corante, como o alimentício. Com tudo desligado, coloque um pouco de tinta na região em que você suspeita que haja um vazamento e observe. Caso o produto seja sugado para “dentro da parede”, você já sabe onde está o seu vazamento!

Contudo, não é incomum que haja escoamentos menores, mas que ainda impactem o nível de água. Assim, nem sempre é possível identificá-los utilizando essas técnicas. Se for esse o seu caso, chame um profissional especializado em piscinas. Com o uso de equipamentos adequados, como um aparelho de ultrassom, ele conseguirá identificar com mais precisão onde mora o problema.

Como resolver os problemas de infiltração

Tão importante quanto reconhecer e identificar a infiltração na piscina é saber a razão para que ele tenha aparecido. Somente assim é possível consertar e evitar que a diversão vá, literalmente, por água abaixo. Lembre-se que construir a piscina em cima das raízes de uma grande árvore, errar no projeto da obra, usar encanamento de baixa qualidade ou até mesmo esvaziar a piscina sem o devido escoramento são as causas mais comuns para o surgimento dessas fissuras.

Isso sem contar que saber como a infiltração apareceu é o primeiro passo para pensar em como corrigir o problema. Afinal, dependendo do tipo de escoamento e da piscina, a solução é diferente. Se você possui uma piscina de azulejo, por exemplo, cujo defeito está em seu revestimento ou na elaboração do projeto, a simples recolocação da peça não resolverá o problema — é mais provável que seja necessário fazer a recomposição da manta que fica abaixo dos azulejos.

Por sua vez, as piscinas de fibra exigem que a cobertura de rachaduras seja feita com material específico, que funciona como uma espécie de cola e impede que a água fique vazando, ainda que em pequenas quantidades. E se o problema é na região da bomba ou dos canos, a busca por um profissional especializado é indispensável.

Tudo isso, é claro, sem esquecer que o tratamento adequado da piscina também é um grande aliado na hora de prolongar a vida útil das estruturas e evitar os vazamentos. Afinal, a água com níveis muito altos de acidez contribui para acelerar a oxidação dos canos e das estruturas, especialmente no caso das piscinas de fibra. Para saber como garantir uma água sempre limpa, confira nosso guia completo para o tratamento da piscina:

E agora que você já sabe algumas das principais técnicas para detectar infiltrações na piscina, não esqueça de sempre monitorar os níveis de água e fazer a manutenção preventiva! É melhor para a sua água e para o seu bolso! E se tiver alguma dúvida, fale conosco, temos sempre uma equipe pronta para orientar você quando o assunto é a qualidade do seu banho!