Quem tem uma loja de piscinas sabe muito bem que as temporadas de calor são as melhores aliadas para lucrar mais. Afinal, dias quentes significam piscinas a toda e, como consequência imediata, manter a água limpa, tratada e cristalina envolve uma preocupação maior com a manutenção — é quando as vendas disparam. Mas e em épocas mais frias, será que é preciso se conformar com o caixa mais reduzido? A resposta é não! Continue a leitura e confira dicas valiosas para aumentar o faturamento da loja de piscinas sem depender da sazonalidade.
5 dicas para aumentar o faturamento da loja de piscinas
É bem verdade que quando o inverno e os períodos de chuva chegam, manter as contas em dia e as finanças no verde se torna um desafio maior para os donos de lojas de piscinas. Isso porque nem todo mundo cria o hábito de fazer a manutenção periódica da piscina, embora seja necessária, mesmo enquanto ela não está em uso, e o reflexo da diminuição nas vendas não demora a aparecer no caixa do estabelecimento.
Mas no ramo das piscinas, depender da sazonalidade é inevitável e faz parte do modelo de negócios, certo? Errado! É possível, sim, manter a loja vendendo e faturando o ano inteiro, basta arregaçar as mangas e colocar em prática um bom planejamento estratégico e uma série de ações para combater o vai e vem das temporadas.
Redução de custos, atenção redobrada aos preços, consideração do que os concorrentes estão fazendo, investimento no pós-venda, criação de promoções estratégicas e uso da internet para chegar mais longe são algumas das alternativas para não deixar o seu negócio à mercê do tempo. Para ajudá-lo a entender tudo em detalhes, vamos analisar cada uma dessas opções a seguir. Acompanhe!
1 – Reduza os custos
A redução dos custos no negócio é um objetivo almejado por qualquer empreendedor. Porém, em períodos de economia conturbada — e claro, quando a mão da sazonalidade pesa no faturamento —, atingir esse objetivo se torna uma necessidade. É preciso gastar o mínimo possível para maximizar os resultados.
É importante, contudo, lembrar que não estamos falando em demissões ou cortes na prestação de serviços. Algumas vezes, uma simples revisão das rotinas e do próprio modelo do negócio pode ajudar a identificar falhas e gargalos no modus operandi que estão custando mais do que deveriam, por exemplo.
Aqui, vale começar por uma revisão das despesas recorrentes e dos pequenos gastos, como telefone, internet e energia elétrica, e estudar em que ponto é possível economizar um pouco. Lembre-se de que mesmo uma economia aparentemente pequena, como R$ 100 por mês, vai representar uma folga no caixa de R$ 1.200 ao longo de um ano.
2 – Tenha atenção aos preços
Para os períodos em que as vendas diminuem, vale trabalhar de olho na antecipação. O caso das lojas de piscinas não é muito diferente do que acontece com as sorveterias, por exemplo, que durante o inverno também vendem menos. E como a mudança de estação está sempre marcada no calendário, não custa se planejar com bastante antecedência para definir a estratégia de preços, principalmente se a sua loja de piscinas já passou por algum problema em anos anteriores. Então, é possível analisar o histórico dos seus próprios preços para identificar padrões e efeitos da sazonalidade no negócio.
Acompanhar com atenção o volume do seu estoque e a disponibilidade dos produtos sazonais dos concorrentes também é um caminho confiável a ser seguido. Isso porque, se você identificar que algum produto de alta demanda está em falta nos seus concorrentes, mantê-lo à disposição na sua loja pode ajudar a melhorar a margem de lucro mesmo em períodos de vendas mais baixas.
3 – Acompanhe a atividade da concorrência de perto
E já que falamos dos concorrentes, vale ressaltar que eles também são um pilar importante na hora de planejar e aumentar o faturamento da loja de piscinas. Afinal, analisar o comportamento deles pode ser uma valiosa fonte de informações estratégicas, permitindo comparação de preços, promoções e mix de produtos.
Se o seu concorrente está cobrando menos porque consegue comprar mais barato, então talvez seja hora de investir no fortalecimento da sua relação com os seus fornecedores. Saber a hora de procurar outros parceiros e de negociar valores com eles é uma habilidade essencial para qualquer empreendedor. Sobre isso, inclusive, apresentamos ótimas dicas em outro artigo aqui no blog, clique aqui para conhecê-las!
Combinar uma visão ampla do seu mercado regional e uma análise criteriosa da sua concorrência à inteligência de preços e planejamento é, com certeza, uma receita infalível para tomar as melhores decisões sobre seus preços e impulsionar de vez as suas vendas e a sua lucratividade.
4 – Invista em promoções e no pós-venda
Que tal criar pacotes promocionais em que o seu cliente possa levar para casa todos os produtos e equipamentos necessários para a manutenção da piscina por um preço especial? Aqui, as vendas adicionais podem ser uma alternativa para aumentar o ticket médio e, de quebra, fornecer soluções completas para fidelizar o consumidor.
E quando for pensar nos pacotes e promoções especiais, não esqueça também de adotar um modelo de vendas que considere o pós-venda e o relacionamento com o cliente. Pode ser uma boa oportunidade para explicar para o seu público que sai muito mais barato fazer a manutenção periódica da piscina do que deixar a água ficar verde e ter de aplicar um tratamento de choque.
Dessa forma, você incentiva seu consumidor a voltar mais vezes, mesmo fora das temporadas de calor, e ganha a oportunidade de receber feedbacks com mais frequência. Lembre-se de que as críticas e as ponderações do seu público funcionam como uma ferramenta importante para mensurar a satisfação dele com o serviço prestado.
5 – Tenha a internet como uma grande aliada para aumentar o faturamento da loja piscinas
Por fim, não esqueça que a internet está aí para levar o seu negócio bem além dos limites físicos. Investir em produção de conteúdo inteligente e que, principalmente, agregue informação nova e útil à rotina dos seus clientes pode ser um diferencial na hora em que eles tiverem que escolher onde comprar produtos de qualidade para tratamento e manutenção da piscina.
Como a internet é um espaço bastante aberto à inovação, talvez valha a pena ousar um pouco mais e fechar uma parceria com um piscineiro da sua cidade que, por meio de agendamentos on-line, faça visitas, ofereça a mão de obra e tire dúvidas sobre o tratamento da água. Muitas agropecuárias já executam este tipo de serviço em parceria com médicos veterinários, por exemplo.
E que tal aproveitar e investir também na criação de uma loja virtual? Uma plataforma assim pode ajudar sua marca a chegar em públicos que talvez ainda não conheçam sua loja. Basta pensar que, se bem executada, uma loja virtual pode ser encontrada facilmente como resultado de pesquisas no Google.
Entender a dinâmica da sua loja e do mercado é fundamental para aumentar o faturamento
Lembre-se: entender os ciclos do setor, analisar o histórico das vendas e compreender o comportamento dos consumidores são ações que sempre podem ajudar a entender melhor a dinâmica da sua loja e as alternativas para aumentar o faturamento e manter em dia a saúde financeira do negócio durante todo o ano!
Você já segue alguma dessas dicas para aumentar o faturamento da sua loja de piscinas? Ou está enfrentando alguma dificuldade na gestão? Deixe um comentário aqui embaixo compartilhando sua experiência com a gente. Vamos, juntos, ampliar o debate sobre o tema!