Entenda o que causa manchas na piscina e saiba como eliminá-las

Falta de uso, manutenção inadequada e aplicação de produtos químicos errados são fatores que podem causar manchas na piscina, um verdadeiro pesadelo para muita gente. Mas a boa notícia é que existem formas de minimizar e até mesmo eliminar esse problema — e nós vamos apresentá-las no artigo de hoje. Siga com a gente!

Por que surgem manchas na piscina

Existem várias situações capazes de causar manchas na piscina, que podem aparecer nas paredes, nos revestimentos e no fundo da estrutura.

Nas piscinas descobertas, geralmente as manchas são originadas por agentes externos, como sujeiras e materiais orgânicos levados pelo vento ou pela água da chuva. Já nas piscinas que ficam em áreas cobertas, elas costumam surgir devido ao uso excessivo de produtos químicos ou à aplicação inadequada dessas soluções de acordo com o volume de água.

Identificando os tipos de manchas

Antes de agir para eliminar as manchas na piscina, é necessário identificá-las. Existem dois tipos principais: orgânicos, causados por materiais orgânicos e fungos; e inorgânicos, reflexos da presença de metais na água. Mas como reconhecê-los corretamente? Acredite, a melhor maneira de analisar é utilizando um método bem simples: o seu olhar.

Isso mesmo! Por meio de uma verificação de cores das manchas é possível mapear a causa do problema, pois a coloração costuma indicar o verdadeiro culpado. Portanto, escolha um dia de sol ou conte com o apoio de uma boa iluminação artificial para conseguir avaliar a sua piscina com base na maior fidelidade possível de cores.

Além disso, verifique também o que há no espaço ao redor da piscina, como plantas ou árvores no quintal, galhos do terreno vizinho e até mesmo a presença de animais que possam depositar ali sementes de frutas e outros elementos.

Confira ainda o cronograma de aplicação das soluções químicas para o tratamento da água, a fim de compreender quais são usadas, com que frequência e em que quantidade. Todos esses fatores vão auxiliar na identificação do que pode estar manchando a sua piscina.

Dito isso, confira quais são as manchas mais comuns:

  • Manchas verdes e marrons: geralmente são de causa orgânica, provocadas por folhas, matérias vegetais ou detritos orgânicos. As manchas causadas por algas deixam as paredes e o fundo da piscina com aspecto liso ou de limo.
  • Manchas vermelhas com tons de azul: são provenientes de frutas ou grãos coloridos.
  • Manchas azuis, verdes e pretas: as marcas em tons mais escuros evidenciam a presença de cobre na água.
  • Manchas verdes, marrons e vermelhas: indicam a presença de ferro na piscina.
  • Manchas marrons, pretas e roxas: são causadas pelo manganês.

Como eliminar as manchas na piscina

As manchas de causas orgânicas podem ser tratadas com uma supercloração e com o apoio da escovação manual. Nesse caso, o primeiro passo é verificar o pH e a alcalinidade da água, que devem estar entre 7,2 e 7,6 e entre 80 e 120 ppm, respectivamente. Para isso, utilize o Kit Teste Alcalinidade e o Kit Teste Cloro e pH ou a Fita Teste Cloro, pH, Alcalinidade e Dureza da Bel Piscinas.

Depois, faça a aplicação do Cloro Granulado, utilizando no máximo 20 gramas/m³, até que a água atinja um tom cinza azulado — o mais indicado é fazer esse procedimento no período noturno. Outro detalhe importante é conferir, antes da aplicação do cloro, se o filtro e a bomba da piscina estão funcionando corretamente, para que a água circule e seja limpa.

No dia seguinte, escove as manchas e deixe a água da piscina circular por, no mínimo, oito horas. Ah, lembre-se de usar uma escova macia para não danificar a superfície! Se as manchas não desaparecerem, repita o processo de cloração e escovação e mantenha o nível de cloro alto até sumirem por completo.

As manchas inorgânicas, por sua vez, são causadas pela presença de metais na piscina e costumam ser mais difíceis — mas não impossíveis — de serem removidas. Nessa situação, o ideal é coletar uma amostra da água e levar para um especialista para que ele confirme o tipo e o nível do metal e, assim, indique a solução correta.

Se não houver essa possibilidade, a dica é utilizar soluções específicas para a remoção de manchas de metais disponíveis no mercado e seguir as instruções dos fabricantes. Porém, não esqueça que, depois, é preciso verificar novamente os parâmetros da água — pH, alcalinidade e cloro — para corrigir o que for necessário.

É melhor prevenir do que remediar

Verdade seja dita, identificar e tratar as manchas na piscina não é tão simples assim. Por isso, o melhor mesmo é evitá-las. Nesse sentido, manter o tratamento e a manutenção da água sempre em dia é fundamental. E nós podemos ajudar você nesse desafio com o método VAPT.

Acesse nosso guia e descubra como descomplicar a sua agenda de limpeza de ponta a ponta, garantindo saúde e bem-estar aos banhistas e, claro, beleza para a água: