brinquedos para piscina

Entenda tudo sobre brinquedos para piscina e divirta-se com a turma

Em clubes e parques aquáticos, uma das principais sensações são os brinquedos para piscina. Escorregadores, trampolins e tobogãs fazem a diversão de todos, tornando o ambiente ainda mais convidativo e interessante. Mas se você pensa que esses itens estão restritos a esses locais, saiba que hoje existem opções para piscinas residenciais e de menor porte. Ou seja, é possível levar para sua casa os equipamentos necessários para garantir a alegria de todos e, assim, aproveitar as vantagens que proporcionam.

Isso mesmo! E não é só a diversão que esses itens garantem. Eles também impactam na parte estética do ambiente e, por isso, são elementos a se considerar na hora em que você for renovar sua área externa. Além disso, não exigem a realização de grandes obras e atribuem um novo visual para o espaço de lazer, assim como as cascatas e um bom projeto de iluminação. Outro fator importante é que são altamente seguros, desde que, claro, sejam instalados corretamente, tenham a manutenção em dia e, ainda, respeitem as regras de segurança.

Para se ter uma ideia, a estrutura deles é galvanizada, de modo que uma camada de zinco ou de ligas desse metal é aplicada sobre uma superfície de aço ou ferro. Isso evita a corrosão e proporciona uma resistência maior à estrutura do brinquedo. Em relação aos escorregadores e tobogãs, eles são normalmente feitos de fibra de vidro com um acabamento gel-coat para facilitar o deslizamento do banhista, sem machucá-lo por conta do atrito entre a pele e a superfície. Inclusive, um cuidado muito importante é o polimento e a manutenção periódica desses equipamentos para manter essa característica.

Como escolher os brinquedos para piscina

Antes de escolher o brinquedo ideal, é preciso considerar alguns detalhes. Um deles é a proporção da sua piscina, pois esses itens exigem espaço para que os banhistas não se machuquem ao serem lançados ou pularem na água. No caso do trampolim, por exemplo, o ideal é que a profundidade seja de 3 metros para garantir que as pessoas, independentemente de tamanho, peso e impulso, consigam mergulhar sem colidir com o fundo. Para os escorregadores, o indicado é uma piscina com proporções de, no mínimo, 6X3 metros. Assim, as pessoas têm espaço suficiente para deslizar na água quando escorregarem.

É importante ter isso em mente logo durante a elaboração do projeto da sua piscina, caso esteja pensando em construir uma. Assim, é possível prever já no início quais brinquedos você deseja ter, facilitando bastante na hora da instalação deles. Além do mais, pode-se incrementar o projeto nesses casos, desenvolvendo uma decoração especial com jardins e elementos temáticos para a área onde os brinquedos serão colocados. Todos esses elementos fazem uma diferença enorme no ambiente, deixando-o não só divertido, mas bonito também.

Outro importante aspecto a ser considerado é o material dos brinquedos. No início do texto, explicamos que o mais utilizado é a fibra de vidro, porém existem outras opções no mercado, cuja escolha deve variar de acordo com o uso e o modelo da piscina. Escorregadores de aço inox, por exemplo, são mais elegantes (embora esquentem com mais facilidade), e os de plásticos são mais indicados para crianças pequenas, de até dois anos. Enquanto isso, os infláveis podem ser aproveitados por todos e ainda têm a vantagem de serem móveis.

A instalação e a manutenção dos brinquedos de piscina

Com exceção dos escorregadores de infláveis, os brinquedos devem estar fixos na borda da piscina. Por isso, você precisa ter alguns cuidados na hora da instalação, como garantir o espaço necessário para alocá-los. Além disso, essa área deve ter pisos antiderrapantes, sapatas de concreto e chumbamento para que de forma alguma eles se movimentem. Esse trabalho deve, portanto, ser realizado por profissionais, pois eles conhecem todos os procedimentos necessários para garantir o bom funcionamento dos brinquedos e a segurança de todos.

Também é preciso destacar a importância de se ter equipamentos de alta qualidade em relação ao revestimento dos trampolins, dos escorregadores e dos tobogãs. Os primeiros, por exemplo, não podem ser escorregadios, mesmo quando molhados, para evitar escorregões e acidentes durante o uso. E caso se tornem escorregadios com o tempo, não hesite em se informar com o fabricante sobre a maneira correta de fazer a manutenção. Sobre a instalação, os trampolins precisam de uma base de ferro no chão, onde a prancha será encaixada.

Quanto à manutenção, um dos principais aspectos ao qual você deve se atentar é em relação à ferrugem na estrutura de metal dos brinquedos. Se perceber que isso aconteceu, entre em contato com o fornecedor para solicitar a troca e lembre-se de que é essencial utilizar sempre as peças originais. Esse cuidado garante não só a qualidade do produto, mas também a segurança que tanto enfatizamos.

Alguns cuidados necessários para a segurança de todos

Por fim, não se esqueça de que, para que a diversão esteja garantida, também é importante seguir alguns procedimentos relacionados à segurança dos banhistas. Além dos cuidados básicos contra casos de afogamento, é importante utilizar os equipamentos de segurança necessários e ficar sempre atento a quem está na área de lazer ― principalmente quando há crianças, idosos e animais de estimação. Todos podem aproveitar bastante os brinquedos da piscina, desde que estejam em segurança.

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a qualidade da água, que é essencial para a saúde dos banhistas. Utilize produtos de alta qualidade e siga corretamente os procedimentos de tratamento da piscina, pois, dessa forma, ela estará sempre limpa e cristalina para recebê-los. Para isso, você sabe: escolha os produtos da Bel Piscinas!