Que mora em condomínio com piscina com certeza gosta de encontrar a água sempre limpa e cristalina para dar aquele mergulho no fim de semana ou mesmo após um dia de trabalho. Não é à toa que esse espaço é uma das áreas de lazer mais disputadas, principalmente nas estações mais quentes. Então, para satisfazer os condôminos, síndicos e zeladores estão sempre em busca de estabelecimentos que ofereçam o melhor custo-benefício em produtos e itens para manutenção e tratamento de piscinas. E é aí que reside uma ótima oportunidade para desenvolver uma parceria entre a sua loja de piscinas e condomínios!
Com uma parceria dessas, seu negócio pode não apenas desenvolver um cliente fiel com um ticket altíssimo, mas também se planejar com bastante antecedência para atendê-lo, garantindo um calendário financeiro mais estável ao longo do ano e mais segurança para tomar decisões de compra, estoque e reabastecimento.
Porém, é preciso saber algumas coisas antes de uma loja de piscinas vender para condomínios. Pensando nisso, preparamos este artigo com informações que vão ajudá-lo a conseguir os melhores resultados para o seu negócio. Confira!
Como garantir um bom relacionamento entre loja de piscinas e condomínios
Sem sombra de dúvidas, contar com condomínios na sua lista de clientes é um excelente negócio. Já que os cuidados com as piscinas devem ser tomados o tempo todo, eles acabam se tornando consumidores assíduos em todas as estações do ano. Porém, quando uma loja de piscinas toma a decisão de estabelecer uma parceria com condomínios, é preciso lembrar que a empresa vai encarar um grande desafio: a disputa pelo melhor preço.
Principalmente em tempos de turbulência econômica, nada mais natural do que fazer pesquisa de preço. No dia a dia dos condomínios isso não é diferente — os orçamentos com diversos fornecedores são extremamente comuns, visto que todo esse dinheiro vai sair do bolso dos moradores. Por isso, para garantir que a loja de piscinas consiga atrair e reter esse consumidor, o preço deve ser atrativo. Isso quer dizer que é importante ficar sempre de olho nos valores praticados pela concorrência.
E, mesmo depois de definidos, não esqueça de negociar esses preços constantemente com os seus próprios fornecedores, sempre em busca das melhores opções, assim, você poderá se destacar dos concorrentes sem precisar diminuir a sua margem de lucro. Também vale ter em mente que, na parceria entre a loja de piscinas e condomínios, os diferenciais estratégicos do negócio são fatores que contam muito, o que reflete, inclusive, na hora de oferecer facilidades de pagamento.
Que tal desenvolver o hábito de verificar a possibilidade de aumentar o número de parcelas ou de reduzir os juros? Essas alternativas podem variar de acordo com o valor da compra e podem, inclusive, impulsionar as suas vendas. E é claro, não se esqueça de oferecer bons descontos para estimular os pagamentos à vista. Assim, o seu cliente economiza e você se livra das taxas das operadoras de cartões de crédito.
Outra coisa: os clientes em geral, inclusive os condomínios, sempre se preocupam com a qualidade e a durabilidade dos produtos. Por que não estender a garantia dos equipamentos, como a motobomba, os aspiradores e os flutuadores, por exemplo?
Isso sem contar que muitas pessoas ainda ficam em dúvida na hora de escolher produtos para a manutenção de piscinas, principalmente em condomínios, já que a quantidade de equipamentos e de frequentadores é muito maior. Então, por que não oferecer algum tipo de consultoria sobre os melhores produtos a serem utilizados e deixar que essa opção agregue ainda mais valor à sua proposta. Seus clientes certamente irão valorizar esse cuidado e voltarão para novas compras!
Lembre-se de oferecer uma solução melhor e mais completa sempre
Por fim, fica um alerta importante e que deve ser repetido como um mantra na sua loja de piscinas: na hora de vender para condomínios, não basta contar com apenas um bom produto. Imagine que seu empreendimento ofereça cloro, por exemplo, por um preço imbatível. Você, com toda a sua experiência, já sabe que apenas esse produto não resolve todos os problemas do seu cliente. Mas quem garante que ele também está ciente disso?
Se você acompanha nosso blog há mais tempo, já sabe que o tratamento da piscina é um processo bem mais complexo e que vários produtos estão envolvidos nessa rotina! Por isso, contar com soluções como o multiação, os controladores de pH, algicidas, decantadores, limpa bordas, escovas e aspiradores é indispensável para oferecer uma solução completa para essa clientela. É só fazer as contas: ter todas essas opções no seu mix de produtos pode ser um poderoso argumento para que os condomínios parem de pesquisar novos locais e comprem tudo na sua loja!
Afinal, qualquer síndico ou zelador vai ter como objetivo manter as piscinas em perfeito estado, evitando as reclamações dos condôminos. Por esse motivo, vão fazer questão de sempre adquirir os melhores produtos e as soluções mais completas para esse trabalho.
Viu como bastam alguns passos simples para se destacar e ganhar espaço na memória desses consumidores? Dessa forma, seu negócio se transforma em uma verdadeira referência quando o assunto é a manutenção da piscina!
Esperamos que nossas dicas ajudem você e a equipe da sua loja de piscinas a tirarem do papel as melhores estratégias para conquistar e fidelizar os clientes de condomínios e de clubes! Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente ou aproveite o espaço de comentários abaixo para compartilhar suas experiências conosco!