idosos na piscina

Saiba como garantir a segurança de idosos na piscina

Todo mundo concorda que piscina é sinônimo de diversão para toda a família, não é mesmo? E isso inclui os mais velhos também, que aproveitam a água tanto para o lazer quanto para a prática de exercícios. Você sabia que a hidroginástica, por exemplo, ajuda a manter a saúde do sistema ósseo e alivia os sintomas da pós-menopausa? A grande questão é que, quando falamos de idosos na piscina, a segurança deve vir em primeiro lugar.

Isso porque pessoas idosas são mais suscetíveis a quedas, escorregões e tropeços, o que exige a implementação de equipamentos que auxiliem em sua mobilidade, assim como a adoção de alguns hábitos para manter a área molhada livre de perigos. E todo cuidado é pouco, porque acidentes aparentemente simples podem ser extremamente graves para esse grupo, pois, devido à idade avançada, a recuperação é mais lenta e complexa.

Para se ter ideia, um estudo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde revelou que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e que um em 20 daqueles sofrem queda tem fratura ou precisa de internação. E com o passar da idade, a estatística só aumenta: entre os idosos com 80 anos ou mais, 40% deles cai a cada ano.

6 dicas para reforçar a segurança dos idosos na piscina

A segurança dos idosos na piscina é um tema tão importante que existem leis nacionais sobre isso, como a Lei 10.098 e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que apresentam orientações para manter espaços de uso comum acessíveis e planejados para atender às necessidades de pessoas com deficiência, lesão temporária ou dificuldade de locomoção.

Entre as principais orientações para tornar uma piscina mais acessível estão a instalação de piso antiderrapante, escada ou rampa submersa, elevador ou banco de transferência e bordas e degraus seguros, além de corrimãos. Vale a pena consultar todos os detalhes e conferir se a sua piscina é acessível ou se precisa de ajustes para receber os banhistas mais velhos.

Na dúvida, confira 6 dicas para reforçar a segurança e garantir o bem-estar dos idosos na piscina:

1 – Invista em acessibilidade

Investir em acessibilidade é essencial. Ela é sinônimo de autonomia, liberdade e mobilidade para todas as pessoas, de diferentes idades e nas mais diversas ocasiões. Para os mais velhos, itens de acessibilidade na piscina auxiliam na entrada e saída do espaço, facilitando a locomoção e o apoio em áreas escorregadias.

2 – Opte por pisos antiderrapantes

O risco de escorregar em áreas próximas à piscina e até mesmo dentro dela é muito alto para os idosos. Então, para evitar que isso aconteça, o ideal é instalar pisos antiderrapantes em todo o ambiente. E para quem não abre mão da estética, a boa notícia é que existem no mercado diversas opções de cores e estilos deste tipo de piso, permitindo projetos que aliem segurança e beleza!

3 – Confira sempre o ralo da piscina

Alguns equipamentos da piscina requerem muita atenção, como é o caso do ralo, responsável por fazer a limpeza por meio da sucção da água pela motobomba. Se não for instalado de forma correta ou não passar por manutenção frequente, ele é capaz de puxar e prender uma pessoa embaixo d’água.

Já existem diversas alternativas para aumentar a segurança deste item, como ralos anti-turbilhão, instalação de dois ralos na mesma piscina e até mesmo tampas de proteção mais modernas, que ajudam a evitar acidentes. Mas fique atento! Contrate sempre profissionais de confiança para deixar a manutenção dos ralos em dia.

Aliás, aqui também existem normas técnicas nacionais que devem ser respeitadas, como a NBR 10339, que contempla as principais diretrizes de segurança na hora de planejar, construir e manter a piscina adequada para o uso.

4 – Aposte na iluminação adequada

A iluminação da área da piscina é capaz de criar um ambiente incrível, valorizando todo o espaço. Porém, vale lembrar que além de ser bonita, ela deve ser funcional. Uma iluminação adequada permite que todos consigam enxergar os limites da piscina, as demarcações de profundidade, os diferentes degraus e desníveis do ambiente. Todos esses fatores são capazes de evitar acidentes e não atrapalham a diversão.

5 – Evite degraus em excesso

Os degraus são verdadeiros inimigos de pessoas com mobilidade reduzida. A ameaça se torna ainda maior quando falamos de áreas molhadas e submersas. Por isso, na hora de construir ou restaurar sua piscina, evite ao máximo o excesso de degraus e, assim, minimize os riscos de queda para os idosos. Na área submersa, opte por escada com poucos degraus, mais largos e com revestimento antiderrapante, a fim de evitar os temidos escorregões.

6 – Sinalize as diferenças de profundidade

Muitas piscinas costumam ter níveis de água diferentes para oferecer várias possibilidades de uso. É comum ter a parte mais rasa, indicada para crianças ou relaxamento, e a parte mais profunda, para a prática de natação.

Sinalizar essas diferenças de profundidade é vital para que as pessoas possam entender e acessar as áreas que estão dentro dos seus limites pessoais, evitando aqueles sustos de tropeçar e cair em uma parte mais funda, onde não alcançam o chão. São sinalizações simples, mas que cumprem um papel essencial de comunicação e conscientização.

E não custa lembrar…

Conferir o revestimento da piscina e a área ao redor dela é fundamental para não colocar em risco a integridade física das pessoas, principalmente as mais velhas. Por isso, verifique periodicamente se não há pisos e azulejos quebrados, bordas trincadas ou outras coisas que podem machucá-los.

Por fim, manter a água sempre limpa e cristalina é outro cuidado fundamental para garantir saúde e bem-estar aos idosos na piscina. E para isso você deve usar sempre os melhores produtos na rotina de tratamento da água. Para não ter problemas, escolha uma marca de confiança, como a Bel Piscinas! Oferecemos um portfólio completo de soluções desenvolvidas na medida certa para a sua necessidade e ideais para manter a piscina higienizada o ano inteiro!

Além disso, temos um método de ensino que ajuda você a memorizar de forma rápida e fácil as etapas de tratamento da água, descomplicando sua agenda de limpeza de ponta a ponta. Clique no botão abaixo e conheça em detalhes o Método VAPT:

E então, ficou mais fácil entender como garantir a segurança dos idosos na piscina? Seguindo todas as orientações, você vai conseguir criar um ambiente agradável e livre de perigo para as pessoas mais velhas, possibilitando que elas usufruam ao máximo a estrutura disponível!