Quem trabalha em comércio com certeza sabe muito bem o que é a sazonalidade e os efeitos que ela pode causar nos lucros do negócio. Só que quando o assunto é a sazonalidade na loja de piscinas, a verdade é que os efeitos de uma baixa temporada de vendas podem ser particularmente difíceis de se lidar.
Afinal, mesmo que os picos de faturamento se concentrem no verão, a loja de piscinas ainda precisa lidar com as outras três estações do ano, sendo que uma delas é o inverno, quando as baixas temperaturas se encarregam de colocar a maioria dos banhistas para correr da água. E como a frequência de uso diminui, é natural que as limpezas também fiquem mais escassas.
Por mais que pareça extremo, não se deixe enganar: os problemas enfrentados em decorrência da sazonalidade, como a queda de vendas e a perda de movimento podem, inclusive, levar ao fechamento do negócio. Mas fique tranquilo, pois neste artigo listamos dicas valiosas para ajudar a sua loja de piscinas a ficar sempre bem preparada para garantir um bom faturamento o ano inteiro.
Confira 4 dicas para enfrentar a sazonalidade na loja de piscinas
Contar com um bom planejamento é importante para a gestão de qualquer negócio — e no comércio de piscinas isso não é diferente. Até porque, ainda que a procura por produtos e equipamentos para a manutenção da água diminua, isso não significa, necessariamente, que a loja precisa aceitar resultados ruins nas vendas nos meses mais frios. Com um preparo eficiente e algumas medidas simples, fica muito mais fácil deixar o estoque e as equipes preparadas para lidar com a sazonalidade! Veja só:
1 – Tenha atenção redobrada com o estoque
Hoje, boa parte das empresas ainda não possui o hábito de preparar o estoque para as sazonalidades, perdendo oportunidades de venda devido à falta de organização. Mas, na loja de piscinas, esse tipo de negligência precisa passar bem longe da rotina. Tenha em mente que o controle do estoque precisa ser a sua primeira e última preocupação do dia.
Nesse sentido, conhecer os produtos que estão mais sujeitos às oscilações da sazonalidade é fundamental. Assim, fica mais fácil determinar quais deles precisam ser adquiridos antecipadamente e quais precisam girar por meio de promoções, por exemplo.
Essa prática também vai ajudar a impedir que você faça grandes investimentos em produtos ou equipamentos cuja saída é menor durante a baixa temporada. Nesse cenário, vale contar com relatórios de vendas de anos anteriores e, é claro, conversar bastante com seus fornecedores para elaborar um planejamento de compras e vendas mais balanceado.
2 – Mantenha o banco de dados atualizado
Para um lojista, ter um banco de dados atualizado e completo dos seus clientes é indispensável. Afinal, esses registros vão ajudar o negócio a manter o relacionamento vivo com os consumidores, além de contribuírem bastante para o planejamento da loja — conhecendo seu público e as necessidades que ele possui, fica mais simples trabalhar com a estimativa de vendas e com a gestão do estoque.
Isso sem contar que, com essa lista em mãos, o lojista também pode retomar contatos e divulgar serviços e ofertas. É uma boa oportunidade, por exemplo, para resgatar orçamentos antigos ou oferecer serviços de manutenção de equipamentos de forma preventiva. Ora, se na época de baixas vendas a equipe tem uma redução natural no atendimento, por que não criar novas oportunidades para vender mais investindo em formas criativas de chamar a atenção do cliente?
3 – Aposte nas promoções
No comércio, a sazonalidade é basicamente um sinônimo para promoção. Logo, nada mais justo para a loja de piscinas do que também adotar essa estratégia na hora de equilibrar o caixa. É claro que tudo deve ser bem pensado e planejado e é preciso ter cuidado com os preços, mas vale verificar seu estoque e fazer um saldão de algum produto que esteja parado, aumentando, assim, o giro.
Imagine, por exemplo, que um cliente chegou até você em busca de alguns produtos para fazer a manutenção preventiva da piscina durante o inverno. Por que não oferecer, de brinde, um kit para a medição de cloro e pH? Isso vai ajudá-lo a manter um controle mais preciso sobre as condições da água e, de quebra, pode garantir que esse cliente vá comprar os reagentes do kit sempre com você.
Mas cuidado: oferecer produtos e equipamentos de graça pode nem sempre ser a melhor alternativa, especialmente se isso se refletir em prejuízo para o seu caixa. Por vezes, apenas diminuir o preço em uma boa promoção resolve a questão. Lembre-se que preços atrativos podem turbinar os seus negócios e manter as boas vendas da loja de piscinas durante o ano inteiro.
4 – Flexibilize suas condições de pagamento
Oferecer facilidades no pagamento também pode ajudar a manter as vendas da loja de piscinas em alta em todas as estações. Verifique a possibilidade de fornecer descontos, caso o pagamento seja feito à vista, ou então possibilite o parcelamento sem acréscimo de juros.
Esses diferenciais certamente serão apreciados pelos clientes, afinal, muita gente economiza durante os meses mais quentes para poder investir em uma piscina no inverno, exatamente por saber que os preços se tornam mais atrativos durante essa estação — cabe ao lojista a tarefa de se planejar com antecedência e garantir condições para não perder esses negócios!
E então, o que achou dessas alternativas para evitar que a sazonalidade na loja de piscinas esfrie o seu faturamento? Esperamos que, daqui em diante, fique mais fácil garantir bons resultados durante todo o ano e, claro, que você consiga deixar o seu empreendimento preparado para vender em qualquer estação! Tem alguma outra dica ou ficou com dúvidas? É só deixar seu comentário ou entrar em contato com a nossa equipe!