transbordamento de água na piscina

Saiba como lidar com o transbordamento de água na piscina

Verdade seja dita, o transbordamento de água na piscina é uma situação quase rotineira, especialmente para quem tem esse espaço a céu aberto, quando basta uma chuvinha para fazer com que o nível de água suba. Contudo, diferentemente do que muitos pensam, é sempre importante acompanhar esse tipo de cenário com cautela e, quando necessário, tomar precauções para evitá-lo.

Isso porque, apesar de parecer inocente, esse extravasamento de água também pode afetar o equilíbrio químico da piscina, danificar as estruturas ao redor dela e ainda causar prejuízos para o bolso do proprietário. É por isso que, neste artigo, vamos explicar melhor os riscos de negligenciar esse problema e mostrar como evitar as dores de cabeça causadas por ele!

Entenda por que o transbordamento de água na piscina é um problema

Para entender melhor como o transbordamento de água na piscina pode ser danoso, vamos imaginar um exemplo prático. Pense na piscina como uma xícara de café espresso. Ali dentro, a combinação está equilibrada e perfeita para o consumo. Contudo, se você começar a despejar mais água na mistura, o café vai, aos poucos, ficando mais ralo, perdendo sabor, cor e aroma, até ficar totalmente descaracterizado.

Na piscina, a lógica funciona da mesma forma. Quando a água passa por cima das bordas e começa a se esvair, ela leva junto um pouco das soluções químicas que você aplicou para tratá-la ao longo dos últimos dias. E assim como no exemplo do café, se essa situação de transbordamento for contínua, é só uma questão de tempo até que todo o equilíbrio da piscina esteja ameaçado.

É por isso que é sempre tão importante dar atenção para a piscina em períodos chuvosos, conferindo os níveis de cloro, pH e alcalinidade, para garantir que os parâmetros sejam ajustados quando necessário. Inclusive, é justamente para assegurar a manutenção do equilíbrio químico que os especialistas recomendam que se respeitem as margens de segurança da piscina.

Essa margem, na prática, é uma diferença entre o nível da água e a borda da piscina, que geralmente fica entre 10 e 20 centímetros e serve para evitar o transbordamento mesmo em caso de chuvas mais intensas, garantindo um mínimo de equilíbrio químico adequado, mesmo com a adição indesejada de água.

Todo esse cuidado é especialmente importante no caso das piscinas de vinil, que exigem ainda mais atenção quando o assunto é o transbordamento. Isso porque, durante a colocação do bolsão de vinil na estrutura, é justamente o peso e a pressão da água que se encarregam de assentar o material nas paredes.

Ou seja: em caso de transbordamento, a água pode acabar parando entre a parede e a trama do vinil, criando rugas e deslocamento do material e, assim, facilitando o surgimento de infiltração e problemas estruturais.

Piscina transbordando sem chuva? Sinal de alerta!

Como falamos, o transbordamento de água na piscina em períodos chuvosos é uma constante na rotina de muitos proprietários — nada que o acompanhamento e uma rotina cuidadosa de manutenção não resolvam. Contudo, se o nível de água da sua piscina continuar subindo mesmo sem as chuvas, talvez você tenha um problema um pouco mais sério em mãos.

Muitas vezes, esse aumento constante na quantidade de água está relacionado a alguma falha no encanamento ou na casa de máquinas, causado por uma válvula defeituosa ou desgastada. Fique atento: se esse for o caso, além de prejudicar o equilíbrio químico da piscina, você provavelmente vai sentir a diferença no bolso quando a conta de água chegar.

Independentemente do motivo, você já viu que o transbordamento de água na piscina nunca é um bom sinal e que a intervenção é necessária! Tenha em mente que as piscinas dependem de um coquetel químico cuidadosamente equilibrado para manter os níveis adequados e impedir que as bactérias e fungos se formem, mantendo a água sempre cristalina e, claro, garantindo a saúde e o conforto dos banhistas!

De todo modo, se, eventualmente, a piscina transbordar, primeiro ajuste os níveis e depois utilize o cloro para purificar a água — uma boa dica é seguir as etapas indicadas pelo nosso método VAPT. E não esqueça de verificar os índices com um kit de testes até que os parâmetros sejam estabilizados e normalizados!

Por fim, não esqueça que a Bel Piscinas tem um portfólio completo de soluções com alta concentração de cloro ativo que garantem qualidade e o melhor custo-benefício para o tratamento da sua piscina!