Fique atento aos principais cuidados na hora de fazer a restauração de piscinas

Se existe uma coisa melhor do que dar aquele mergulho refrescante em um dia quente é fazer isso em uma piscina novinha em folha! Afinal, seja para fazer manutenção, seja para dar uma atualizada no visual, a restauração de piscinas é algo que, eventualmente, será indispensável. Mas atenção: é preciso ter em mente que esse procedimento é diferente de reformar uma sala ou um quarto!

Isso porque existem alguns cuidados com a restauração de piscinas que não podem ser deixados de lado. Inclusive, quando essas obras mais complexas são feitas sem um acompanhamento profissional, há risco de até mesmo reduzir a vida útil da piscina. Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais que você deve ter em mente para realizar a reforma adequada da sua piscina e deixar tudo renovado para curtir com a família e os amigos!

Cuidados ao planejar a restauração de piscinas

É bem verdade que a restauração da piscina pode variar de acordo com o tipo de estrutura, de revestimento e, é claro, com o objetivo que o dono tem para o espaço. Contudo, os procedimentos para realizar uma reforma com mais qualidade são os mesmos — e tudo começa na organização. Por isso, defina qual é o objetivo da sua reforma, estabeleça um cronograma e as prioridades do projeto e, o mais importante, avalie quais são as suas condições financeiras para colocá-lo em prática.

Não esqueça que, quando falamos em reformas ou obras de qualquer natureza em piscinas, os preços geralmente pesam um pouco mais no bolso. Por isso é interessante avaliar com cuidado as alternativas e evitar surpresas. Com tudo isso feito, você conseguirá lidar com a reforma da sua piscina com mais eficiência e evitará problemas e gastos desnecessários no caminho.

Outro conselho bem importante é garantir o melhor orçamento e a melhor mão de obra, e isso só se consegue com bastante pesquisa e indicação. Aqui, uma boa dica é fazer contato com a empresa que fez a instalação da sua piscina, já que ela estará mais familiarizada com a estrutura na hora de uma eventual revitalização.

Porém, isso não quer dizer que você não deva explorar outras possibilidades. Peça orçamentos diferentes, compare os preços oferecidos e avalie também os serviços que serão prestados. Dessa forma você alcançará o melhor custo-benefício disponível para a sua necessidade e terá ainda mais satisfação com a restauração da sua piscina.

Por fim, lembre-se de ficar atento aos materiais que serão empregados na reforma da sua piscina. Você deve garantir que eles atendam suas expectativas e, claro, os objetivos do projeto. De nada adianta tomar todos os cuidados necessários com a reforma e então adquirir um produto de baixa qualidade, não é mesmo?

Conheça as principais reformas para cada tipo de piscina

Agora que você já conhece os principais cuidados na hora de fazer a restauração de piscinas, vale ressaltar que, mesmo com essas precauções mais gerais, cada tipo de piscina tem suas particularidades. Isso quer dizer que piscinas de alvenaria possuem um tempo de obra diferente das piscinas de fibra, por exemplo. Veja:

Piscinas de alvenaria

Em piscinas de alvenaria, os dois tipos mais comuns de restauração são a troca dos azulejos que revestem a estrutura ou a reaplicação do serviço de impermeabilização nas paredes e no fundo da piscina. A necessidade dessas reformas geralmente aparece quando um azulejo é danificado ou quando as infiltrações começam a aparecer nas laterais da piscina. Lembre-se de que, em casos assim, é muito importante realizar a reforma imediatamente, pois as infiltrações podem causar danos permanentes às estruturas e os prejuízos podem ser bem maiores.

Piscinas de fibra

Já em piscinas de fibra, as reformas normalmente envolvem reparos na superfície da estrutura. Esses reparos podem ser necessários pela descoloração da piscina ou por furos causados no material. No caso da descoloração, a reforma costuma ser feita por uma pintura, muito importante para ajudar a manter a piscina bonita e valorizada. No caso de furos ou outros danos ao material, o reparo também deve ser providenciado com agilidade, seja para evitar vazamentos na piscina, seja para evitar acidentes com os banhistas.

Piscinas de vinil

Nesse tipo de piscina, as reformas geralmente aparecem de duas maneiras: ou pelo reparo de rasgos e bolhas, ou pela substituição do vinil. Lembre-se que o vinil é um material que dispensa impermeabilização e, por isso, qualquer rasgo faz com que a água atinja diretamente a estrutura da piscina. Quem quer fazer a substituição desse vinil, contudo, precisa ter em mente que essa será uma reforma muito mais complexa da piscina, utilizada apenas em casos mais extremos.

E se você vai fazer a reforma ou a restauração da sua piscina, logicamente vai querer mantê-la protegida e preservada por um bom tempo antes de precisar se preocupar com isso novamente, certo? Então fica mais uma dica valiosa: a qualidade dos produtos que você utiliza na manutenção da água possui uma relação direta com o desgaste da estrutura da piscina!

Isso porque, no longo prazo, a pintura, os equipamentos e o próprio encanamento acabam sofrendo os efeitos do cloro, dos algicidas, do cálcio e dos metais presentes na água. É por esse motivo que é tão importante escolher com cuidado os produtos que vão ser utilizados na sua rotina!

E então, gostou das nossas dicas? Não esqueça que manter a água sempre limpa e desinfetada é a melhor maneira de preservar a estrutura da piscina! Se restar alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário no espaço abaixo ou entre em contato com a nossa equipe!