piscina em casa

O que é importante saber antes de construir uma piscina em casa

Quem nunca sonhou em ter uma piscina em casa? Isso certamente deixaria a área de lazer ainda mais atraente e divertida, oferecendo a possibilidade de realizar eventos bem especiais com pessoas queridas. Mas antes de sair por aí comprando um tanque pré-fabricado ou cavando seu terreno, é preciso saber algumas informações importantes referentes ao planejamento do espaço como um todo, como a construção do tanque, a segurança das pessoas, os equipamentos e os produtos necessários para a limpeza da piscina.

Além de quebrar alguns mitos, esse conhecimento prévio faz toda a diferença no resultado final, garantindo que você realmente tenha a piscina dos seus sonhos e esteja preparado para cuidar dela corretamente. Está curioso para saber quais são essas informações? Então continue com a gente, pois explicaremos tudo neste artigo!

É preciso fazer um projeto para construir uma piscina em casa

A construção de uma piscina exige muita organização e planejamento para que se tenha a devida qualidade tanto em relação à estrutura física quanto aos elementos visuais. Dessa forma, a primeira etapa a ser feita é o desenvolvimento de um projeto completo para sua área de lazer, conforme já explicamos em outro post aqui do blog. Por meio dele, deve-se estudar o terreno para saber qual é o tipo de piscina mais adequado e prepará-lo de forma correta para receber o tanque.

Além disso, um bom projeto deve considerar outros aspectos importantes, como a iluminação da piscina e a instalação dos equipamentos necessários. Um elemento que também deve ser lembrado é o projeto paisagístico da área ao redor da piscina. Afinal, ele é o responsável por tornar o espaço funcional e bonito ao prever como será o jardim, definir os tipos e modelos de móveis, estabelecer onde deve ficar a ducha da piscina e assim por diante. Essa medida é essencial para evitar erros durante a construção ou futuros problemas durante o uso.

Uma piscina exige equipamentos específicos para o tratamento

Quando falamos em piscinas, um dos primeiros equipamentos que vem à mente é o filtro, não é verdade? Entretanto, há outros itens que são essenciais para o tratamento físico da água e que, portanto, também devem ser adquiridos. É o caso da escova de cerdas macias, da peneira, de flutuadores, de uma vassoura e do aspirador. Com eles será possível retirar as partículas de sujeira, insetos e outros elementos da água e da área ao redor da piscina, garantindo que o espaço fique limpo e proporcione bem-estar às pessoas.

Uma dica é preparar um checklist de todos os equipamentos necessários para não esquecer de nenhum deles na hora de comprá-los.

O cloro não é o único produto utilizado no tratamento da água

Muitas pessoas acreditam que para fazer a manutenção da piscina basta aplicar cloro. Mas a verdade é que existem outros produtos tão importantes quanto ele para sanitizar a água e ajudar na retirada de partículas menores de sujeira, que normalmente não são visíveis. Este é o caso, por exemplo, do clarificante, do limpa bordas e do algicida. Além do mais, é importante ressaltar que a água precisa estar preparada para receber os produtos, com a alcalinidade e o pH em níveis adequados. E, para isso, é necessário avaliar e ajustar essas medidas com os produtos certos.

Essa parte, inclusive, é o que chamamos de tratamento químico da piscina e deve acontecer em conjunto com o tratamento físico. É ele o responsável para que a água esteja sempre saudável e cristalina, como vemos naquelas fotos tão bonitas em revistas, por exemplo. E isso impacta diretamente na saúde e no bem-estar de todos, já que o espaço fica livre de microrganismos perigosos e oferece um ambiente agradável para o lazer e o relaxamento.

O ambiente deve ser seguro para os banhistas

Outro fator fundamental é a questão da segurança dos banhistas. Afinal, embora a piscina seja sinônimo de diversão, ela pode se tornar altamente perigosa caso alguma medida não seja cumprida. E isso inclui tanto a necessidade de equipamentos que dificultem o acesso a ela quando não está em uso (como as cercas e capa protetora) quanto a utilização de materiais apropriados durante a construção do projeto (como pisos, escadas e trampolins antiderrapantes).

Também é essencial ter placas de sinalização para orientar os banhistas em relação à profundidade e às práticas mais seguras na piscina ― se a profundidade for inferior a 1,5 metro, por exemplo, não é indicado pular na água ou saltar de cabeça. E, claro, lembre-se de que é preciso sempre ter alguém supervisionando os banhistas, principalmente quando se tratam de crianças e idosos. Essa medida é importante para reduzir as chances de afogamento.

Quer dizer, a construção de uma piscina em casa exige atenção a muitos detalhes para que a diversão seja garantida no final. Continue acompanhando nosso blog para receber mais informações e baixe gratuitamente nosso Guia completo para o tratamento da água de piscinas. Com esse material você descobrirá todo o procedimento necessário para que sua piscina esteja sempre pronta para uso!