cascata para piscina

Conheça os diferentes modelos de cascata para piscina

Clássica, moderna ou minimalista, a cascata para piscina tem o poder de transformar o ambiente e garantir mais personalidade a qualquer projeto. Além, claro, de movimentar e manter a oxigenação da água. E se você está considerando a possibilidade de investir nesse acessório, siga com a gente e saiba como escolher o melhor modelo para o seu espaço!

Cascata para piscina: beleza e funcionalidade para a sua área de lazer

Sem dúvidas, a cascata é um dos itens mais impactantes e funcionais para uma piscina. Afinal, ela oferece uma estética diferenciada, agregando muito valor ao ambiente, e proporciona uma experiência super agradável aos banhistas, que podem relaxar ouvindo o barulho da água caindo e aliviar a tensão dos ombros e das costas com um belo banho embaixo da cascata.

Sem esquecer que outra função importante desse acessório é movimentar a água constantemente, assegurando, assim, a oxigenação e a mistura das soluções químicas usadas para seu tratamento.

Porém, para conquistar todos esses benefícios, é fundamental acertar na escolha da cascata para piscina. E nós separamos algumas informações importantes para auxiliar você. Anote aí!

Tipos de cascata para piscina

 Existem, basicamente, dois tipos de cascata para piscina. As principais diferenças entre eles estão na forma de instalação e vazão da água:

  • Cascata de piso

Este modelo é instalado no chão ou na borda da piscina. Por ocupar um espaço maior, costuma ser usado para dar uma aparência estética mais imponente, bela e suntuosa ao espaço. É a opção de cascata para transformar a área de lazer em uma verdadeira obra de arte, explorando seus diferentes formatos! Além disso, exige um zelo maior em sua manutenção, com limpeza frequente e uso de produtos adequados para evitar corrosões, arranhões ou manchas.

  • Cascata de parede ou de embutir

Ideal para quem precisa otimizar espaço, este tipo é instalado na parede ou embutido na piscina. Geralmente, é usado para complementar ou interagir com o paisagismo, criando uma atmosfera conectada. Inclusive por isso, é facilmente adaptável a diferentes ambientes.

E o mais bacana é que esses dois tipos de cascata para piscina podem ser complementados com uma iluminação especial, destacando a beleza do espaço também à noite.

Como escolher o modelo ideal

Depois de conhecer os tipos de cascata para piscina, é hora de entender as particularidades de cada um deles e o que é preciso considerar conforme o seu ambiente e o seu estilo pessoal. Vamos lá:

1 – Escolha o tipo de cascata

O primeiro passo é escolher o tipo de cascata que você deseja ter em casa. E o melhor momento para fazer isso é antes de iniciar a construção da sua piscina. Se você tem bastante espaço e quer uma decoração cheia de personalidade, moderna e que valorize a área de convivência, a cascata de piso pode ser a melhor opção.

Por outro lado, se o local é mais limitado, a cascata de parede ou de embutir vai se adequar melhor, além de ser uma opção mais discreta e que normalmente tem preço menor em relação à de piso.

2 – Preste atenção ao material

O material da cascata para piscina influencia tanto na estética quanto na durabilidade e resistência do produto. O aço inoxidável é o mais resistente à oxidação, uma verdadeira vilã capaz de comprometer o visual da sua área de lazer e a vida útil do acessório.

O que não corre o risco de enferrujar é o acrílico, que também não deixa a desejar no quesito durabilidade. Somado a isso, agrega beleza para a cascata com seu efeito brilhoso e translúcido. A fibra de vidro é outro material muito utilizado nas piscinas, especialmente nas cascatas de embutir, oferecendo funcionalidade e resistência na medida certa.

3 – Fique de olho na vazão de água

A vazão de água é um item que precisa ser avaliado com atenção, para que não haja arrependimento depois. E o interessante é que cada modelo tem um tipo de vazão, que nada mais é do que a velocidade com que a água escoa na piscina, medida por metros cúbicos por hora. Ah, ela precisa ser combinada com a bomba na potência equivalente.

Ou seja, você deve escolher entre ter mais ou menos vazão de água. Normalmente, a cascata de piso tem uma vazão menor, mais suave e amena, enquanto a cascata de parede ou de embutir oferece mais pressão, com jato forte e barulho mais alto.

Outro fator que está diretamente ligado à intensidade dessa vazão é o tamanho da piscina. Quanto maior, mais potente deve ser a cascata para movimentar toda a água.

Por falar nisso, lembre-se que de nada adianta uma bela cascata para piscina se a água não estiver devidamente higienizada, garantindo diversão com saúde e segurança para todos. Para isso, conte com a Bel Piscinas! Mais do que oferecermos soluções completas para a manutenção da água, desenvolvemos um método de ensino que ajuda você a memorizar com rapidez e facilidade as etapas de tratamento, descomplicando sua rotina de limpeza de ponta a ponta.

Clique no botão abaixo, acesse nosso guia e conheça em detalhes o Método VATP:

E então, que tal investir em uma cascata e deixar sua piscina ainda mais bonita e funcional? Fique atento às recomendações, escolha com segurança e aproveite ao máximo sua área de lazer!