Quando o assunto é o relacionamento com o consumidor, é importante termos em mente um famoso ditado que diz que “não há nada mais injusto do que tratar igualmente os desiguais”. Afinal, cada pessoa tem suas próprias necessidades, possibilidades e lamentações e, nesse sentido, saber lidar com os diferentes perfis de clientes da loja de piscinas pode ser fundamental na hora de conquistar essa clientela.
Ainda mais se considerarmos que, salvo raras exceções, o tratamento da água costuma levantar diversas dúvidas entre os donos de piscinas: qual a quantidade correta de cloro? O algicida é realmente necessário? Usar flutuador muda alguma coisa? São perguntas cujas respostas nem sempre são fáceis e, nesse contexto, garantir que sua equipe esteja preparada para dar conta do recado é essencial!
Conheça os principais perfis de clientes da loja de piscinas
Aqui no blog, não é de hoje que compartilhamos dicas valiosas para conquistar e fidelizar clientes na loja de piscinas. Você já sabe que caprichar no seu mix de produtos e ter um time de vendas atuando de forma consultiva é fundamental para o sucesso do negócio. Contudo, o bom atendimento não pode ficar de fora dessa lista e, por isso, é tão importante conhecer os perfis de clientes da loja de piscinas para saber como atendê-los da melhor forma possível. Veja só:
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O cliente que sabe tudo de piscina
Com certeza um dos perfis mais desafiadores para qualquer negócio, o consumidor que entende tudo do assunto é aquele que chega até a loja com uma lista pronta de produtos. Ele tem praticamente um diagnóstico completo do estado da sua piscina e geralmente não está em busca de aconselhamento.
Aqui, é preciso ficar atento, pois pode ser difícil explicar que nem sempre o problema é aquele que ele imaginava — ou que determinado produto funciona de uma forma diferente. Para atendê-lo, é importante reunir argumentos bem embasados e saber apresentar o seu conhecimento com objetividade. Ele precisa respeitar seus vendedores como profissionais para, só então, confiar na consultoria deles.
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O consumidor que não entende nada de piscinas
É verdade que todo mundo que tem piscina em casa precisa dedicar um tempo ao cuidado e à manutenção da água. Mas isso não significa que todo mundo gosta dessa obrigação. Algumas pessoas só compram o estritamente necessário para manter a água limpa o bastante para um mergulho ocasional e, por isso, não são muito familiarizadas com as soluções e os segredos do tratamento de piscinas.
Entre os perfis de clientes, esse é conhecido como o desconfiado, pois quando seus vendedores oferecerem alguma solução diferente, seu primeiro reflexo será a desconfiança. Isso não significa que o cliente esteja partindo do princípio de que você está tentando enganá-lo — ele apenas não sabe como a coisa toda funciona. Atenção redobrada, paciência e transparência são fundamentais para fidelizar esse cliente que, depois de conquistado, dificilmente trocará o seu negócio pela concorrência.
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O apressado
Outro perfil muito comum, o apressado é aquele consumidor que geralmente negligencia os cuidados com a piscina durante boa parte do ano e, quando resolve colocar o espaço em ordem, sai em busca de soluções poderosas e de ação rápida. Com esse perfil, a transparência é fundamental: seja o mais firme o possível no atendimento e explique que o tratamento da piscina pode ser um processo lento e que ele precisa ser paciente.
Ofereça seus melhores produtos, mostre como eles agem na piscina e destaque a importância de seguir procedimentos e respeitar os intervalos de aplicação. Aqui, uma boa alternativa é contar com uma empresa parceira que ofereça o serviço de tratamento a domicílio. Assim, você garante que o cliente saia satisfeito da sua loja!
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O negociador
Uma das figuras mais comuns em qualquer tipo de negócio, esse consumidor costuma ter uma preocupação latente com valor dos produtos e já deixa isso claro desde o primeiro contato. Ele vai tentar conseguir o máximo de flexibilidade no pagamento, com prazos prolongados e descontos de todos os tipos.
Aqui, mais uma vez, a melhor abordagem para atender esse perfil de cliente é ser transparente, objetivo e mostrar que, às vezes, o preço está diretamente relacionado com a eficácia dos produtos que a sua loja vende — mais um motivo, inclusive, para buscar fornecedores com experiência e qualidade reconhecida no mercado. Lembre-se de dar preferência para marcas que possam oferecer soluções completas de tratamento, com diferentes tipos de cloro, algicida, barrilha, elevadores de pH e pastilhas de alta qualidade.
Segurança e credibilidade são palavras-chaves para o bom atendimento
Verdade seja dita, alguns perfis de clientes da loja de piscina são mais difíceis de lidar do que outros. Mas com a ajuda das dicas que separamos, certamente você entendeu que, o principal, é sempre transmitir segurança e credibilidade no atendimento, certo?
É por isso que a Bel Piscinas tem o cuidado de oferecer um portfólio cuidadosamente planejado e desenvolvido sob os mais rigorosos padrões de qualidade química! Tudo para garantir aos seus clientes uma piscina com água cristalina, livre de micro-organismos e que se mantenha limpa por muito mais tempo. Com nossas soluções, sua loja de piscinas vai ser capaz de garantir a satisfação do cliente com a garantia de excelentes resultados!
Fale com a nossa equipe e conheça nossas soluções! Podemos ajudar a sua loja a ficar mais do que preparada para lidar com todos os perfis de clientes.