umidade na piscina

Conheça 4 problemas causados pela umidade na piscina

Quando as pessoas constroem uma piscina em casa, nem sempre o terreno disponível está adequado para a instalação dessa estrutura — ausência de drenagem e proximidade com açudes, barragens, lagoas e córregos podem criar um ambiente subterrâneo muito úmido e instável. E não se engane: o excesso de umidade na piscina é um daqueles problemas que, apesar de silenciosos, podem trazer consequências severas!

Afinal, não é só porque estamos falando de um espaço repleto de água que podemos deixar de lado as consequências da umidade nas estruturas externas da piscina. Ou ainda a forma como o equilíbrio químico da água pode acabar comprometido sem o tratamento adequado. A boa notícia é que preparamos este artigo com dicas valiosas para ajudar na sua rotina de manutenção!

Conheça os riscos da umidade na piscina

Se a sua piscina foi construída em um local com umidade extrema, é importante ter em mente que esse tipo de ambiente favorece a proliferação de bolores e bactérias, prejudica as estruturas do revestimento e pode colocar a segurança dos banhistas em risco ao deixar o espaço muito escorregadio. Só que, além desses problemas, existem quatro situações agravadas pela umidade na piscina que merecem destaque. Veja só:

1 – Deterioração acelerada

Para começo de conversa, as estruturas da piscina e da casa de máquinas podem sofrer um processo acelerado de deterioração quando a piscina está instalada em uma área com umidade elevada. Isso porque a tendência é que as partes metálicas da motobomba, dos encanamentos, das escadas e do filtro oxidem e enferrujem mais rápido.

Além disso, a umidade também pode afetar os arredores da sua piscina. Imagine que você tenha, por exemplo, um deque de madeira ao redor das bordas. Com o tempo, o ambiente muito úmido vai estimular e acelerar o apodrecimento da madeira, bem como danificar qualquer estrutura de concreto que não esteja devidamente vedada e protegida.

2 – Algas insistentes

Outro ponto de atenção é que, em um lugar muito úmido, a proliferação de algas também acontece de forma acelerada. Isso significa que, mesmo fazendo a aplicação de algicida da forma correta, sua piscina não está livre do risco de ficar com a água esverdeada de uma hora para outra, especialmente no verão — a mistura de calor e umidade cria o ambiente ideal para a reprodução das algas.

Sem contar que, mesmo que você purifique a água da piscina, a alta concentração de umidade nos arredores do espaço pode fazer com que as algas se proliferem fora do alcance dos olhos, como no pré-filtro, no skimmer ou dentro dos canos do motor: uma ameaça invisível que desestabiliza a ação do cloro e acaba exigindo atenção extra na hora do tratamento e da aplicação do algicida.

3 – Falhas estruturais

Como se não bastassem os exemplos anteriores, a falta de estabilidade nos terrenos muito úmidos também pode ter um efeito perigoso em piscinas e casas de máquinas de fibra, pois a movimentação do espaço (em caso de chuvas muito fortes, deslizamentos, obras de grande porte e assentamento da terra) pode empurrar as paredes da estrutura, fazendo pressão nos equipamentos e no encanamento.

Tenha em mente que se a movimentação de terra foi muito intensa e constante, há grandes chances de que canos e outras estruturas acabem trincados, causando vazamentos subterrâneos difíceis de detectar e ainda mais difíceis de consertar, já que muitos desses canos passam por baixo da estrutura da piscina.

4 – Problemas com os equipamentos

Por fim, não podemos esquecer que a umidade na piscina também favorece o surgimento de fungos, bolores e bactérias nos equipamentos utilizados para a manutenção dela, como mangueiras, aspiradores e redes de peneiras. São microrganismos que podem acabar se fixando nas roupas dos banhistas e até mesmo causando problemas e irritações na pele em situações de longa exposição.

O mesmo vale para os produtos químicos utilizados na rotina de limpeza da água: essas soluções, que devem permanecer em locais secos e arejados, podem apresentar reações adversas quando armazenadas em locais muito úmidos por grandes intervalos de tempo, diminuindo ou até mesmo comprometendo sua eficácia.

Capriche no tratamento e saiba cuidar do seu espaço!

Mesmo que essas situações sejam todas problemáticas para quem tem piscina em casa, sabemos bem que nem sempre é possível escolher o local ideal para a construção dela. Algumas vezes, a piscina já estava naquele ambiente úmido e pouco iluminado quando você e sua família se mudaram para a nova casa. Ou, quem sabe, aquele era o único ponto do terreno onde a instalação era possível.

Independentemente do contexto, a verdade é que uma piscina erguida em local úmido sempre vai exigir mais atenção e uma rotina mais intensa de tratamento. Mas fique tranquilo: aqui na Bel Piscinas, você encontra as melhores soluções químicas para garantir uma água cristalina e purificada para você e sua família, tudo qualidade e com altíssima concentração de cloro ativo!

Por isso, fica a dica: conheça nosso portfólio para o tratamento da piscina e conte com a nossa equipe para orientar você em qualquer dúvida que aparecer durante o processo!