No Brasil, o verão é sinônimo de dias quentes e ensolarados, perfeitos para aquele mergulho relaxante. Contudo, isso também significa que é hora de preparar a piscina: a temporada de chuvas fortes está chegando e, com ela, aquele período do ano em que as piscinas a céu aberto exigem atenção e manutenção redobradas por conta da grande quantidade de sujeira, detritos e folhas que acaba pegando carona nessas tempestades.
Afinal, durante essa estação, o sol forte faz a água dos mares, rios e lagos evaporar com muita facilidade. Com o ar mais quente, todo esse vapor começa a se concentrar em gigantescas nuvens carregadas que, quando atingem seu limite, despejam essa água toda de uma vez, causando as tão famosas — e temidas — tempestades de verão, com ventos fortes e trovoadas.
Saiba como a chuva afeta sua piscina
É verdade que muitas pessoas pensam na chuva forte como uma excelente oportunidade de encher a piscina de graça. Erradas não estão, visto que a maioria das piscinas sem cobertura acaba se beneficiando desse fenômeno natural. Contudo, é preciso ter em mente que a chuva pode afetar, e muito, os parâmetros físicos e químicos da água.
Como a chuva carrega impurezas e pequenas partículas, é natural que a água da piscina vá perdendo o aspecto cristalino e ficando com uma aparência opaca, como se houvesse poeira em suspensão. A água da chuva também é propensa a ser mais ácida do que a água da piscina, provocando alterações no pH e na alcalinidade.
Isso quer dizer que, depois de um ou dois dias, a tendência é que a água da piscina passe a ficar turva e com uma tonalidade verde, além de ficar mais corrosiva. Na prática, estamos falando do surgimento de um ambiente com todas as condições ideais para a proliferação descontrolada de algas e micro-organismos, tornando a piscina imprópria para o banho.
Confira 4 dicas para preparar a piscina para o tempo chuvoso
A boa notícia é que, apesar de exigir um pouco mais de cuidado, o período de chuvas mais intensas não significa o fim das atividades na piscina. Adotando algumas medidas antes e depois das precipitações, é possível garantir a qualidade da água e ajustar os níveis de cloro livre e pH sem dificuldades! Aqui, separamos algumas dicas valiosas, confira:
1 – Intensifique a aplicação de algicida no tratamento
Talvez você não saiba, mas as algas são organismos microscópicos que se desenvolvem na presença de água e luz solar. Geralmente, elas chegam até sua piscina por meio da chuva e do vento e se proliferam rapidamente em algumas condições específicas, como água em alta temperatura, com alto nível de pH e baixo nível de cloro, o “pacote verão” completo!
É por isso que, nesse contexto, uma boa alternativa é aumentar a frequência de aplicação de algicida na sua piscina! Sempre que um temporal cair, faça a limpeza da água normalmente, confira os parâmetros e aplique a dose recomendada do produto de acordo com o volume de água da piscina! Assim, você evita que a água fique esverdeada por mais tempo. Mas lembre-se: o correto é que o algicida seja aplicado antes da chuva, para que ele previna a proliferação das algas.
2 – Vegetação no entorno da piscina? Faça a poda!
Em outro artigo aqui no blog, explicamos a importância da peneiração regular para a manutenção da qualidade da água. Só que, nos períodos chuvosos, essa prática é ainda mais necessária, especialmente quando, no ambiente externo, a piscina divide espaço com árvores, folhagens e plantas ornamentais: lembre-se que, em contato com a água, as folhas se transformam em matéria orgânica, prejudicando a limpeza da piscina.
Nesse sentido, uma dica importante é providenciar a poda dessa vegetação antes do período de precipitações, eliminando os galhos e folhas mais antigos e, assim, diminuindo a quantidade de detritos na piscina depois de cada chuva. A capa de proteção também é uma alternativa interessante para quem quer evitar que a água da chuva e os detritos entrem em contato com a piscina — só não esqueça de procurar uma com as dimensões certas para a sua piscina!
3 – Mantenha o nível da piscina sempre regular
Há quem acredite que uma boa alternativa para lidar com o período chuvoso é esvaziar a piscina de uma vez. Afinal, quando o tempo normalizar é só encher de água novamente, certo? Não exatamente! É preciso ter em mente que alguns modelos de piscinas não podem ser esvaziados. Piscinas de fibra e de vinil precisam do peso e da pressão da água para manter a forma e a estabilidade.
Além disso, manter a água em qualquer tipo de piscina durante condições climáticas severas ajuda a proteger o acabamento e a superfície de danos causados por detritos trazidos pelo vento. Por isso, se a ideia é preparar a piscina para as tempestades, procure manter o nível de água sempre regularizado: quando a chuva fizer ela transbordar, aproveite para aspirar o fundo e, com isso, normalizar o nível — não esqueça que água transbordando significa produto químico sendo desperdiçado!
4 – Use produtos de ação reforçada
A escolha dos produtos de tratamento para a água também faz toda a diferença na hora de lidar com as intempéries. Se você possui o hábito de limpar a piscina uma vez por semana, por exemplo, saiba que será necessário aumentar essa frequência — e é aqui que a disponibilidade de horários pode acabar prejudicando aqueles com a agenda mais cheia!
Para esses, talvez a melhor alternativa seja buscar produtos de limpeza com ação mais intensa e abrangente. Uma boa opção é o Dicloro Orgânico Estabilizado, que possui uma concentração maior de cloro, ajudando a manter a água limpa e purificada por um período maior. Ah, e não esqueça de verificar o flutuador com mais frequência: as altas temperaturas podem fazer com que as pastilhas se dissolvam mais rapidamente.
Conte com a Bel Piscinas para a sua rotina de tratamento da água!
Você já viu que as soluções químicas certas são aliadas poderosas de quem quer preparar a piscina para o verão, não é mesmo? Mas na hora de comprar o algicida, o cloro e todos os outros produtos que fazem parte dessa delicada rotina de tratamento, é importante dar preferência para marcas que tenham garantia de procedência e alta concentração de cloro ativo em sua composição!
E para isso você pode contar com a Bel Piscinas! Oferecemos um portfólio completo para a higienização da água, com kits de testes, produtos de ação reforçada e, ainda, o melhor custo-benefício do mercado. Visite nosso site e veja como podemos ajudar você a preparar a piscina para o verão, faça chuva ou faça sol!