Impermeabilização da piscina: tudo o que você precisa saber

Quem já sofreu com vazamentos na piscina de casa sabe o quanto essa situação pode trazer transtornos e prejuízos, não é verdade? Problemas como esse afetam toda a estrutura do local e, por isso, é importante que a prevenção comece logo na etapa de construção desse ambiente. É aí que a impermeabilização da piscina se torna um processo fundamental!

Por que é importante impermeabilizar a piscina

A impermeabilização é a técnica utilizada para tornar um material impermeável, ou seja, impedir que a água, a umidade e outros fluídos possam atravessar a estrutura dele. Esse processo é muito comum em lajes e em terraços, por exemplo, já que são superfícies expostas à chuva e a outras intempéries. E nesse sentido, a impermeabilização da piscina também é importante.

Afinal, por mais que a estrutura de alvenaria e o revestimento sejam construídos e instalados da melhor forma para garantir estanqueidade, vazamentos podem acabar aparecendo com o tempo, especialmente se o espaço não for impermeabilizado. E esse pode ser o início de vários outros problemas, como o aumento na conta de água, a contaminação da piscina e até o surgimento de manchas nas paredes e no fundo.

Além disso, o escape da água pode acabar corroendo as armaduras e deteriorando o concreto, o que vai exigir esforços e gastos em manutenção muito maiores. Pior ainda é quando o vazamento na piscina faz surgir infiltrações em locais interligados à estrutura dela, como garagens e outros cômodos. Nesse caso, há ainda mais prejuízos para o dono da piscina.

Como fazer a impermeabilização da piscina

Diante da importância dessa etapa, você pode estar se perguntando como fazer a impermeabilização da piscina, não é? Bom, não há uma receita pronta sobre esse processo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Impermeabilização, é necessário avaliar vários aspectos, como a dimensão da estrutura, o volume de água previsto, a inclinação do solo, a forma e a variação térmica na piscina.

Outros fatores importantes são o tipo de apoio da piscina em relação ao solo, isto é, se ela é elevada, apoiada, semienterrada ou enterrada, e se a utilização é interna ou externa. Tudo isso deve ser analisado para que o melhor método de impermeabilização da piscina seja escolhido em cada caso. Para isso, contar com a ajuda de profissionais habilitados é indispensável!

Vale destacar que a impermeabilização deve ser realizada durante a construção da piscina, depois da concretagem do fundo e do posicionamento dos blocos nas laterais da estrutura. Para isso, toda a área precisa estar completamente limpa, sem pó, sujeira ou qualquer resíduo que possa prejudicar a aderência do produto à superfície.

O Instituto Brasileiro de Impermeabilização recomenda que, no caso das piscinas novas, essa etapa siga um roteiro composto por uma prova de carga inicial, pelo mapeamento e correção de fissuras na estrutura, por um estudo impermeabilizante, uma prova de carga de teste e, por fim, pela proteção mecânica de todo o espaço.

Existem vários tipos de impermeabilizantes que, como vimos, devem ser utilizados de acordo com as características da piscina e do local de instalação. Alguns exemplos são as argamassas flexíveis, as membranas de poliuretano, as mantas asfálticas e as mantas líquidas. Lembre-se que, depois de aplicados, é preciso fazer um teste de estanqueidade, mantendo a piscina com água por 72 horas.

Esse processo deve ser feito antes de a piscina receber o revestimento. Assim, caso um vazamento seja identificado, é possível fazer o reparo de forma mais barata, já que não será necessário retirar o acabamento. A impermeabilização da piscina, geralmente, tem vida útil de cinco anos e o indicado é fazer inspeções periodicamente para evitar prejuízos por meio de uma manutenção rápida.

Cuidados ao fazer a impermeabilização da piscina

Para que não ocorra nenhum transtorno relacionado à impermeabilização da piscina na sua casa, vale conhecer alguns dos motivos que podem causar problemas posteriores. A escolha inadequada da técnica ou dos materiais de impermeabilização é um deles, por isso, sempre procure profissionais especializados no assunto para entender qual é a melhor alternativa.

A contratação de uma equipe habilitada também é importante porque ela pode identificar e evitar outros transtornos, como as irregularidades e fissuras na estrutura e a presença de muita água ou umidade na instalação. Agora que você sabe como funciona a impermeabilização, também pode ficar de olho nesses aspectos durante a construção!

Ah, e não se esqueça que manter a sua piscina sempre limpa e bem tratada é parte importante do processo — a água com excesso de cálcio e com acidez elevada também pode comprometer o trabalho de impermeabilização. E não dá para falar em piscina bem tratada sem falar em Bel Piscinas, não é verdade?

Aqui você encontra linhas completas de produtos para deixar a água da piscina sempre pronta para aquele mergulho refrescante. E tudo isso acompanhado de uma novidade importante: o método VAPT! Com esse novo jeito de cuidar da sua piscina, nunca foi tão fácil manter a qualidade da água em dia! Conheça, comprove e surpreenda-se!

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender a importância desse processo! Se ainda restou alguma dúvida sobre a impermeabilização da piscina, deixe seu comentário aqui embaixo. Nós estamos à disposição para ajudar!